ACESSIBILIDADE MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE TAMANHO DA FONTE:
  • A+
  • A
  • A-
Acessibilidade
ACESSO À
INFORMAÇÃO

POSTADO EM 26 fev 2021 · Saúde

Nota de Esclarecimento

O Município de Brazabrantes vem a público esclarecer que desde o início desta pandemia tomou todas as providências possíveis no sentido de proteger a população de Brazabrantes da contaminação pelo Covid-19.

As medidas de isolamento social, fiscalização de comércios, paralisação de atividades, bem como todas as recomendações da Organização Mundial de Saúde, Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde, foram seguidas a risca, sempre no intuito de combater a propagação do COVID-19 neste Município, e primando pela manutenção da saúde de cada cidadão. Da mesma forma, manteve sempre a transparência quanto a preocupação e respeito as atividades econômicas desenvolvidas pelo Município.

Com os esforços dos cientistas de todo mundo, a sonhada vacina foi desenvolvida e testada e finalmente aprovada por nosso órgão regulador – ANVISA. Foi elaborado então pelo Governo Federal o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, no qual ficaria a cargo do Ministério da Saúde a aquisição de todas as vacinas que seriam entregues aos Estados e distribuídas aos Municípios para aplicação na população e colocar fim neste martírio.

Em razão da grande demora da União em adquirir as vacinas, no dia 23 de fevereiro de 2021, o Supremo Tribunal Federal autorizou Estados e Municípios adquirir as doses do imunizante, mas apenas em caso de descumprimento do Plano Nacional de Vacinação pelo Governo Federal ou de insuficiência de doses previstas para imunizar a população. Nesse sentido, merece esclarecer que mesmo o Município comprando a vacina, a mesma não chegará diretamente a população, isso porque, as doses compradas voltam ao Ministério da Saúde, para após realizar sua distribuição. Como se trata de algo muito novo, não se sabe ao certo qual será o caminho que a mesma irá percorrer.

O Prefeito do Município de Brazabrantes, Zé da Gueroba, já autorizou a Secretaria Municipal de Saúde e o departamento jurídico do município a tomar todas as providências necessárias para viabilizar a aquisição da vacina, mas que o fará por um caminho seguro e legal, para que os já escassos recursos municipais não sejam desperdiçados e que produtos de qualidade realmente cheguem até a nossa população e gerem o efeito tão almejado.

Enquanto isso não acontece, a recomendação continua sendo a mesma, para evitar a propagação da COVID-19: lavem frequentemente as mãos, utilizem água e sabão, ou uma solução à base de álcool, mantenham o distanciamento social, e usem máscara sempre que o distanciamento físico não for possível.

Portanto, continuem seguindo os protocolos de saúde para que consigamos combater a pandemia ocasionada pelo COVID-19.