Home » Hist贸ria

Hist贸ria

General Braz Abrantes

O povoamento deste munic铆pio iniciou-se entre 1919 e 1920, com a doa莽茫o de terras por Jo茫o Francisco Toledo, para a forma莽茫o de um patrim么nio, cujo nome primitivo foi S茫o Jo茫o Batista do Meia Ponte. No mesmo per铆odo, foi inaugurada a Capela de S茫o Jo茫o Batista em torno da qual foram surgindo as primeiras moradas: casas de adobe e ranchos de capim, registrando-se como fundadores as fam铆lias de Manoel Silvestre, Ant么nio e Marcelino Cordeiro de Toledo, Aleixo Inoc锚ncio Teles, Aureliano Pimenta de Abreu al茅m de doador da 谩rea urbana, Jo茫o Francisco de Toledo. As bases econ么micas da povoa莽茫o foram a agricultura e a pecu谩ria. Depois de longa fase estacion谩ria, o povoado alcan莽ou a categoria de distrito, pela Lei Municipal n潞 112, de 20 de maio de 1943, mantendo-se o top么nimo S茫o Jo茫o Batista do Meia Ponte em homenagem ao padroeiro e ao rio de igual nome que banha os arredores da sede. Incentivados pela condi莽茫o distrital, os habitantes aceleraram o progresso da localidade, com ind煤strias e com茅rcios, alterando-se a denomina莽茫o do distrito para Brazabrantes, em homenagem ao general goiano Braz Abrantes. Sua autonomia pol铆tico-administrativa foi obtida em 14 de novembro de 1958, pela Lei Estadual n潞 2.090, ocorrendo a instala莽茫o oficial do munic铆pio em 1潞 de janeiro de 1959.
  • Gent铆lico: brazabrantino

聽Forma莽茫o Administrativa

Distrito criado com a denomina莽茫o de Brazabrantes, pelo decreto-lei estadual n潞 8.305, de 31-12-1943, subordinado ao munic铆pio de An谩polis. Em divis茫o territorial datada de I-VII-1950, o distrito de Brazabrantes figura no munic铆pio de An谩polis. Assim permanecendo em divis茫o territorial datada de I-VII-1955. Elevado 脿 categoria de munic铆pio com a denomina莽茫o de Brazabrantes, pela lei estadual n潞 2.090, de 14-11-1958, desmembrado de An谩polis. Sede no antigo distrito de Brazabrantes ex-povoado. Constitu铆do do distrito sede. Instalado em 01-01-1959. Em divis茫o territorial datada de 1-VII-1960, o munic铆pio 茅 constitu铆do do distrito sede. Assim permanecendo em divis茫o territorial datada de 2007. Pertence a mesorregi茫o do Centro Goiano e a microrregi茫o de An谩polis.