Home » Not铆cias » Munic铆pio de Brazabrantes ser谩 bonificado pelo Governo Estadual por ter zerado o 铆ndice de infesta莽茫o da dengue

Publicado no O Popular nesta sexta-feira, 12/08, o Munic铆pio de Brazabrantes ser谩 bonificado com o dobro do repasse da sa煤de por ter zerado o 铆ndice de infesta莽茫o da dengue. O compromisso foi feito pelo Secret谩rio de Estado da Sa煤de, Leonardo Vilela, em janeiro deste ano e a inten莽茫o, segundo o governador Marconi Perillo, era “premiar as cidades que estivessem efetivamente trabalhando para erradicar os focos”.

Segue abaixo a mat茅ria de O Popular (12/08/2016), na 铆ntegra:

Quinze munic铆pios ter茫o repasse em dobro da Sa煤de

A Secretaria de Estado da Sa煤de de Goi谩s (SES-GO) fechou ontem a an谩lise de munic铆pios que informaram terem acabado com os focos do Aedes aegypti no primeiro semestre, depois de finalizada a for莽a-tarefa da SES. Dos 246 munic铆pios do Estado, 15 ser茫o bonificados pelo governo por terem zerado o 铆ndice de infesta莽茫o: Alo芒ndia, Alto Horizonte, Americano do Brasil, Anhanguera, Brazabrantes, Buriti de Goi谩s, Campinorte, Catura铆, Chapad茫o do C茅u, Ed茅ia, Jes煤polis, Nova Am茅rica, Porteir茫o, Sanclerl芒ndia e Turvel芒ndia.

Em janeiro deste ano, o secret谩rio estadual de Sa煤de, Leonardo Vilela, prometeu que o Estado iria dobrar a contrapartida da Sa煤de para os munic铆pios que conseguissem o feito. Pleitearam o b么nus 36 cidades. Ap贸s an谩lise da secretaria, 15 poder茫o receber valor a mais do repasse referente a junho deste ano. A entrega, segundo o coordenador geral de a莽玫es estrat茅gicas em dengue da Secretaria de Estado da Sa煤de de Goi谩s (SES-GO), Murilo do Carmo, ser谩 no pr贸ximo dia 25.

O decreto com o compromisso j谩 anunciado foi assinado pelo governador Marconi Perillo em mar莽o deste ano. Na 茅poca, O POPULAR mostrou que pesquisadores e t茅cnicos viam a medida como incoerente, por n茫o beneficiar os munic铆pios que precisam de recursos para controlar o mosquito e porque dificilmente dever谩 ser cumprida pelos grandes centros urbanos.

Dos munic铆pios que conseguiram zerar o 铆ndice de infesta莽茫o, o com maior n煤mero de habitantes 茅 Ed茅ia, com 11,3 mil. No evento em que assinou o decreto, o governador defendeu que n茫o h谩 incoer锚ncia, e que o Estado pretendia premiar as cidades que estivessem 鈥渆fetivamente trabalhando鈥 para erradicar os focos.